POLÊM!CA

Reforma Editorial da Revista Polêm!ca


Depois de 17 anos de existência, a Revista Polêmica passará por uma reforma editorial.

Polêmica foi a primeira revista da UERJ a ser veiculada em meio eletrônico, tem caráter interdisciplinar e vem publicando artigos de diferentes áreas, contribuindo para a divulgação de pesquisas e para a popularização da ciência. Inovadora, desde sua origem, ela vem promovendo reflexões críticas sobre os fenômenos contemporâneos. Em 2003, contou com o Prêmio Nobel de Literatura José Saramago, entre seus articulistas, com a publicação do ensaio crítico sobre religião no mundo contemporâneo, na publicação intitulada Factor Deus.

A reforma proposta aqui tem por objetivo atualizar nossa política editorial, sem perder a “alma” que orientou a fundação da revista. A reflexão das ciências sobre o mundo contemporâneo permanece uma urgência, destacadamente, no que tange às ciências humanas e sociais.   A complexidade dos fenômenos contemporâneos desafia o mundo acadêmico na sua identificação, análise e produção de sentidos. A Revista Polêmica se manterá com esta finalidade.

Entretanto, muito mudou nos últimos 17 anos. A Capes indexou revistas e livros, com novas exigências editoriais; a complexidade e a multiplicidade dos fenômenos contemporâneos nos obriga a determinados recortes teórico-empíricos que não dispersem a identidade editorial da revista; os novos critérios de publicações aumentaram significativamente a demanda de articulistas, o que nos leva a estabelecer regras editoriais mais precisas, para o aceite de artigos.

A reforma editorial terá dois aspectos centrais: o primeiro, com o objetivo de, mantendo a identidade editorial da Revista Polêmica, estabelecer mais claramente a configuração teórica e empírica dos artigos para a publicação; o segundo, adequar a revista aos critérios e normas para indexação e produção editorial estabelecidos pela Capes. A  reforma editorial inclui, também, uma atualização visual da revista, que passará a ter periodicidade quadrimestral.

A primeira modificação será na Editoria Científica que, atualmente, está centralizada com o Prof. Ricardo Vieiralves de Castro da UERJ. A Editoria Científica se modificará para um colegiado com a presidência do Prof. Ricardo Vieiralves de Castro e acrescida dos seguintes membros: Junia de Vilhena (PUC-RJ), Marcelo Henrique da Costa (UVA), Luiz Fernando Rangel Tura (UFRJ), Marcio Tavares d’Amaral (UFRJ), Denise Jodelet (EHESS – Paris); Auterives Maciel (PUC-RJ), Adelaide Alves Dias (UFPB),  Danielle Motta (UERJ),  Ricardo Iglesias (UFRJ/UERJ), Jorge da Silva (UERJ), Mauro José Sá Rego Costa (UERJ), Branca Terra (UERJ), Alex Christian Manhães (UERJ) e Ana Lúcia Novais Carvalho (UFF).

A Editoria Científica composta de maneira colegiada terá por objetivo responder pelo Conselho Editorial da Revista Polêmica e estabelecer diretrizes gerais de editoração.

A Editoria Executiva será composta pela equipe: direção de Lidiane Gonçalves, revisão de Camilla Cristino e bolsistas colaboradores.

Na nova estrutura editorial, a Revista Polêmica será subdividida nas seguintes seções:

    . Ciências humanas e sociais e questões contemporâneas
    Os artigos deverão abordar questões e fenômenos contemporâneos através de pesquisas empíricas e teóricas, com o objetivo principal de identificar e analisar a complexidade do mundo hodierno.

    . Ensaios contemporâneos
    Os artigos deverão abordar questões contemporâneas, através de ensaios teóricos.

    . Resenhas
    As resenhas devem ser elaboradas a partir de livros, textos acadêmicos ou literários e conjunto de artigos acadêmicos que abordem questões contemporâneas e que tenham sido publicados nos últimos  cinco anos, em língua portuguesa ou estrangeira.

    . Ciências da vida e da natureza e questões contemporâneas
    Os artigos deverão abordar questões e fenômenos contemporâneos associados às ciências da vida e da natureza, através de pesquisas empíricas e teóricas com o objetivo principal de identificar e analisar a complexidade do mundo atual.

    . Artes e questões contemporâneas
    Os artigos deverão abordar as relações entre artes e fenômenos contemporâneos e poderão ser produzidos em qualquer forma de linguagem.